Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Procurar

Como viajar de Autocaravana com crianças?

Como viajar de Autocaravana com crianças?

Uma das questões que surge muitas vezes em conversas e outros grupos autocaravanistas é precisamente, como viajar com crianças de Autocaravana? É seguro? É fácil?

Eu costumo dizer que é tão difícil como viver com elas numa casa, apenas devemos dar mais atenção a alguns pormenores. Viajar de autocaravana com crianças em segurança é a condição mais importante.

Partindo do principio que o melhor que há em viajar de autocaravana em família é que dia após dia os laços familiares saem reforçados, independentemente das idades e locais a visitar. 

As autocaravanas são os veículos perfeitos para viajar em família. Elas permitem decidir o nosso destino com a maior liberdade possível, e com uma autonomia que nenhuma outra forma de viajar permite.

Não existe tempo de maior qualidade do que o passado a viajar, a aprender, a cozinhar, a socializar com os filhos e garantidamente as crianças irão recordar estas experiências por toda a sua vida. Muito provavelmente irão querer fazer o mesmo no futuro com os seus filhos.

Sabendo isto há alguns pormenores que devem ser tomados em consideração. 

Antes de partir

O planeamento é chave!
Faça as malas e pense nas limitações que irá encontrar para decidir o tipo de vestuário. Lembre-se que em viagem o clima poderá mudar bastante de uma para outra região pelo que deve acautelar essa situação. Desde uns calções de banho, até um casaco quente impermeável deverão constar na lista de roupas a levar. Há ainda que ter também especial atenção ao calçado pois nem sempre se vai andar pelo mesmo tipo de terreno, e por vezes vai andar muito. 

Se for esse o caso e as crianças forem ainda bebês leve um carrinho de bébe que seja pratico e leve. 

Lembre-se ainda que se for para locais solarengos deverá levar um protector solar adequado à criança, chapéu e um repelente e creme para picadas e mosquitos. Acima de tudo um estojo de primeiros socorros é essencial bem como um termômetro. 

Certamente haverá dias mais activos e outros menos, pelo que é importante levar jogos, cartas, livros, cadernos para pintar (atenção ao tipo de tintas, sempre laváveis) e brinquedos. Um balde para colocar tudo que seja de fácil arrumação faz maravilhas. 

Muito do sucesso da viagem passa por esclarecer a dinamica necessária, as regras e o que vai acontecer antecipadamente. Jogue com as surpresas, não ha criança que não goste de uma boa surpresa. 

Planear a rota

Quando estiver a planear a sua rota é preciso ter especial atenção não só às distancias a percorrer mas também aos sitios onde irá dormir. Para a pernoita procure sempre locais que lhe ofereçam segurança e que se possível sejam afastados das vias com maior trafego. 

Os autocaravanistas na sua maioria gostam mais de ficar fora dos parques de campismo, mas quando se viaja com crianças esta pode ser uma solução bastante pratica. Muitas das vezes há grupos de miúdos que brincam e socializam facilmente. Fazem lembrar os antigos bairros onde os miúdos se juntavam todos na rua para brincar.

Para além disso pense que está a viajar com crianças e elas não têm o mesmo interesse em cultura e nos locais que os adultos gostam. Convém pensar nos parques de diversões, locais com actividades ou interesse especial para as crianças. A última coisa que vai querer é que a experiência se torna apenas num dia chato para as crianças.

Segurança

Viajar de autocaravana com crianças em segurança é a condição essencial para uma boa . A Autocaravana não é um carro comum, logo pode apresentar condições ligeiramente diferentes, mas deverão ser cumpridas todas as regras de segurança estabelecidas na lei, que são idênticas às aplicadas ao veículos ligeiros. 

Em movimento

As crianças com menos de 135 centímetros devem ir sentadas nos bancos traseiros sentados na cadeirinha que corresponda à sua idade, peso e altura. Não devem ir sentadas nos lugares da frente a não ser que os bancos traseiros não tenham cintos de segurança. 

Nem todas as autocaravanas possuem cintos de segurança nos lugares traseiros, mas se é sua intenção viajar com crianças é minha sugestão colocar cintos de 3 pontos para aumentar o nível de segurança em viagem, apesar dos mesmos não serem obrigatórios. 

Para além deste tipo de segurança activa, existe a segurança passiva. A educação que damos à criança, no sentido de viajar com algumas regras. Devemos ensinar à criança o comportamento a ter quando a autocaravana está em movimento. As crianças devem estar conscientes de que enquanto a autocaravana se move elas devem estar quietas, sentadas, com os cintos ou arneses colocados e bem tranquilas. 

 Nem sempre é fácil manter esta disposição numa criança, mas com o tempo elas aprendem. 

É muito importante verificar na Autocaravana todas as portas e aberturas estão fechadas antes de iniciar a marcha, e garantir que as crianças não têm acesso à manipulação das janelas. 

É igualmente importante verificar que não existem objectos soltos no interior da autocaravana, tais como loiças, talheres, garrafas, caixas devem estar devidamente arrumados nos armário fechados.

Como condutor, lembre-se que viaja com crianças pelo que deve redobrar os cuidados, e ter particular atenção aos limites de velocidade. 

A capacidade de resistencia das crianças é menor pelo que deverá efectuar paragens frequentes e trajectos mais curtos. 

Antes de arrancar é importante fazer uma dupla verificação de que tudo se encontra arrumado, os cintos presos, as janelas e portas fechadas. 

Nunca deverá viajar com as crianças deitadas na cama. 

As crianças em comunhão com a naturaza. Viajar de autocaravana com crianças em segurança é sempre o mais importante.

Parados

É muito importante quando estamos com crianças no interior manter sempre as portas bem fechadas de forma a que elas não consigam sair com facilidade. 

Pense e participe nas actividades com as crianças, elas vão agradecer. É uma boa oportunidade para os ensinar a ajudar e a partilhar tarefas simples. 

Ter em especial atenção e nunca é demais lembrar o transito, e as vias de maior movimento. Lembre-se que as crianças nunca estiveram nesse sitio antes e que podem não saber ao certo onde estão seguras. 

Avalie com atenção os espaços onde pára, especialmente os para pernoita. Lembre-se que todo o cuidado é pouco, e que as crianças são uns seres curiosos por natureza, pelo que deve “limitar” o espaço de acção caso não as possa acompanhar. 

Apenas para concluir, viajar de autocaravana com crianças em segurança é o mais importante e não é nenhum bicho de sete cabeças. É necessário apenas um pouco mais de atenção. Vá com eles, os seus filhos agradecem.

Gostou deste artigo? 
Diga-nos o que acha de viajar com crianças nos comentário. 

Conheça o nosso grupo no facebook onde debatemos estas e outras questões do autocaravanismo.
Grupo Autocaravaneando

Comentários 1

  1. Bom dia a todos…. Sou brasileiro e irei passar as férias em Portugal com minha filha e duas netas, uma de 3 anos e uma de 4 anos. Alugamos uma Autocaravana e ficaremos por um período de 21 dias viajando por Portugal. Acredito que vá ser uma experiência única, pois em nosso país não temos infraestrutura suficiente para a prática do autocaravanismo. No encerramento da viajem comentarei como foi minha experiência. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com

Quer falar connosco?